Retorno dos 100Km de Cerrado motiva quatro atletas com limitações visuais a se preparar para o desafio. Eles competirão em bikes de dois lugares, com parceiros que não têm problemas de visão
', '
Ainda faltam pouco mais de três meses para os 100Km de Cerrado, uma das competições de mountain bike mais tradicionais do Distrito Federal, que não ocorre desde 2007. Com o retorno da competição após três anos de interrupção, muitos atletas já começaram a se preparar para a prova, em 11 de setembro. Entre os cerca de 700 ciclistas que devem se enfileirar na largada, oito deles terão uma peculiaridade: eles disputarão a prova em duplas, com bicicletas do tipo tandem, de dois lugares.
As quatro duplas serão formadas por integrantes do Projeto Deficiente Visual na Trilha, ou D. V. na Trilha. No banco da frente estará o condutor sem comprometimento de visão, que guiará o deficiente visual no percurso. O fato de possuir uma limitação, contudo, não significa que o competidor no lugar de trás fará menos esforço. Ambos os ciclistas precisam pedalar forte e também dialogar para que haja sincronia e para que o deficiente visual tenha conhecimento das barreiras naturais como galhos, buracos e pedras, que terão de ser superados durante o trajeto.
Sem medo
Sérgio Garcia de Camargo, 44 anos, é voluntário do Projeto D. V. na Trilha há cerca de um ano. O comerciante participará dos 100Km de Cerrado com Aílton Mendes Coelho, que nasceu com má-formação congênita e tem quase que a totalidade da visão comprometida. Eles já pedalaram juntos algumas vezes, mas nunca uma distância de 100km em trilha. Neste domingo, durante o Warm-Up da competição, os dois farão o primeiro teste, que colocará em prova o entrosamento da dupla.
?Já pedalamos juntos muito no asfalto, mas em trilha será a primeira vez. Será muito mais difícil, pelas próprias dificuldades do percurso e pelo medo de cair e machucar?, afirma o condutor Sérgio. Aílton, entretanto, não se assusta. ?Cair faz parte. Se isso acontecer, é só levantar e seguir em frente. Já fiz muita trilha longa. Os 100km vão ser tranquilos. A trilha é mais sofrida, mas é muito divertido?, diz o ciclista, esbanjando bom humor e gosto por uma boa aventura.
Saiba mais
O Projeto D. V. na Trilha nasceu em dezembro de 2004, de um parceria entre os ciclistas do Rebas do Cerrado (na época, o maior grupo de ciclismo de Brasília) e o Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (612 Sul). O objetivo do projeto é dividir com os deficientes visuais o prazer de pedalar em bicicletas adaptadas do tipo tandem (dois lugares) e prepará-los para participar de competições.
D. V. na Trilha
Projeto Deficiente Visual na Trilha
www.dvnatrilha.com.br
Tel: 8402-0773 (Simone)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Programe-se
Dia: domingo
Local: Parque do Bosque (Sudoeste)
Warm-Up para os 100Km de Cerrado
Horário: 8h
Passeio Ciclístico Parque do Bosque
Horário: 9h
Inscrições: hoje e amanhã, das 11h às 21h, na Reebok do Terraço Shopping, mediante doação de 2kg de alimentos
Fonte: Super Esportes