JORNAL METRO: Ladrões depenam bikes inclusivas

Imprimir

Bicicletas do projeto que promove passeios ecológicos com deficientes visuais ficaram inutilizadas depois de roubos de peças no Jardim Botânico

17 Bicicletas, todas as que a ONG possuía, foram inutilizadas por causa do roubo de pneus, rodas, freios, amortecedores, câmbios e bancos. O prejuízo está estimado em R$ 10 mil.

 

', '

Um projeto bem-sucedido, que promove a inclisão de deficientes visuais há seis anos, está ameaçado por conta da falta de segurança no Distrito Federal. Na última quinta-feira, bandidos entraram na Biblioteca da Natureza, do Jardim Botânico, e, depois de desencaixar um portão, conseguiram roubar peças de todas as 17 bicicletas usadas no projeto DV Na Trilha.

\\"Eles não deixaram nenhuma inteira. E nós tínhamos acabado de receber duas novinhas\\", lamenta Aurelice Vasconcelos, 32, funcionária do Jardim Botânico e que participa como voluntária do DV Na Trilha. Conhecidas como tandens, as bicicletas possuem dois assentos. No bancco da frente, vai um voluntário, quiando o veícuo pelo percurso. No banco de trás, vai um deficiente visual, que ajuda pedalando.

Os ladrões levaram peças das bikes adaptadas e, de acordo com os voluntários, entendiam be de mecânica. \\"Eles escolheram as melhores peças e trouxeram ferramentas para retirá-las - além de terem entrado exatamente no local onde as bicicletas estavam guardadas\\", conta Aurelice.

Os vountários da ONG estão à procura de doações para conseguir ferramentas e consertar as bicicletas. Atualmente o DV Na Trilha atende a 17 deficientes visuais e há lista de espera de outras 30 pessoas que gostariam de participar. \\"O projeto promove bem-estar físico e consciência ecológica para os deficientes. Faremos o possível para mantê-lo\\", afirma Aurelice.

Quem quiser ajudar deve entrar em contato com a voluntária Tatiana Ribeiro (telefone 9858-4545), ou depositar contribuições na conta do DV (agência 1003-0, conta corrente 36495-9, Banco Brasil).