No último Domingo, dia 23 de janeiro, a Ciclofaixa de Lazer saltou de 10 para 30 km, e passou a unir o Parque Vila Lobos ao sistema que hoje integra os parques da Bicicleta, do Ibirapuera, do Povo, a Cidade Universitária USP e o Villa Lobos, aos domingos, entre 7 e 14 horas.
Uma ligação do Parque do Ibirapuera à USP, era o sonho do falecido arquiteto Sérgio Bianco, quem me ensinou o BEABÁ da mobilidade em bicicleta. O projeto original descia a Juscelino Kubistchek, onde antes já havia uma ciclovia que foi retirada pelo prefeito Jânio Quadros quando do início das obras dos túneis. Dali, a "Ibirapuera USP" como chamávamos, entrava pela marginal de terra do Rio Pinheiros, pela outra margem da atual ciclovia até a USP.
Veja nossos representantes nesse evento no vídeo do artigo.
Na gestão da prefeita Erundina houve até um evento eleitoreiro, onde nós jornalistas fomos mais uma vez enganados em uma cerimônia onde foi lançada a pedra fundamental da tal da ciclovia.
Tudo o que fizeram foram lançar a tal da pedra, ridículo.
Passamos mais uma vez como palhaços ao dedicar espaço na mídia a políticos que prometem e não cumprem.
Naquela época a USP era o principal parque da cidade, o melhor local para se ensinar uma criança a pedalar. Ela fervilhava aos fins de semana mas mas um belo dia, a USP fechou seus portões aos fins de semana e a população de São Paulo perdeu o direito a uma imensa área verde.
As Secretarias de Esportes e do Verde e Meio Ambiente estão negociando a reabertura da USP aos domingos, ampliando ainda mais a ciclofaixa mas.... tá enrolado.
Já no dia do aniversário da cidade, a terceira versão do Wolrd Bike Tour, entregou a cidade mais 7 mil bicicletas estilo mountain bike e outras 50 hand bikes a cadeirantes.
Um presentão e tanto.
O trajeto do World Bike Tour está consagrado. Vai da Ponte Estaiada, aquela por onde pedestres e ciclistas estão proibidos de circular, segue pela marginal expressa do Pinheiros, idem, até a USP, execpcionalmente aberta aos participantes do evento.
Na USP os cicloativistas organizaram os chamados ?bondes? e deram \\\\\\"carona\\\\\\" de bicicleta aos participantes para retornar aos seus destinos em segurança. Essa foi a única ação no fim de semana que promovou a bicicleta como transporte na cidade.
São Paulo está galopando no que se refere a promover a bicicleta como lazer aos fins de semana, no entanto é aquilo de sempre. Até hoje não saiu o planejamento cicloviário e os prazos prometidos, tudo era para?até o fim do ano?, não saiu do papel.
Antes era para 2008, depois 2009, depois 2010 e até agora NADA.
Toda lenga lenga no Excecutivo tem sempre uma explicação, falta vontade política.
Publicado em http://espn.estadao.com.br/post/172029_SAO%20PAULO%20GANHA%20MAIS%20ESPACO%20PARA%20BICICLETAS%20DE%20LAZER
', 'World Bike Tour-São Paulo'