O português naturalizado brasileiro Mário Roma e o deficiente visual Adauto Belli já venceram o primeiro desafio da Cape Epic 2011. Nesta segunda-feira (28), a dupla completou a etapa de abertura da dura maratona de mountain bike, disputada na África do Sul. Foram mais de 7h30 para percorrer os 89 quilômetros da etapa em uma bike tandem, de dois lugares. Antes, eles já haviam superado o prólogo, no domingo (27).
Apesar de confiante para a sequência da prova, Roma admitiu que as 7h36min39 que passaram pedalando sobre a tandem, em meio a um forte calor, foram complicadas. ?Fazer uma etapa em uma ultra maratona como a de hoje em uma tandem é algo surreal. A força usada a cada pedalada para empurrar a bike e as descidas são algo surreal?, comentou Roma.
Na etapa, a dupla ficou na 147ª posição da categoria Máster e na 469ª no geral. Nada que desanime Roma. ?Está sendo uma experiência única este desafio com o Adauto. Hoje tivemos alguns contratempos, que fazem parte destas provas longas, mas estamos bem?, disse ele. Na primeira etapa, foram 2.050 metros acumulados em subidas e descidas. Na segunda, serão 2.300, além dos 104 quilômetros de percurso.
Entre os outros brasileiros que disputam a Cape Epic 2011 - são 40 inscritos ao todo -, César Moura e Sílvio Amorim foram os melhores no trajeto que percorreu os entornos da cidade de Tulbagh. Eles completaram a etapa em 4h42min53, conquistando a 29ª posição no masculino e a 33ª no geral. Michel Bögli e Eduardo Soares também foram bem, com o tempo de 5h26min15, conquistando o 24º lugar na Máster e o 105º no geral.
Decepção local - Na disputa entre os favoritos ao título da maratona de mountain bike, a principal dupla sul-africana frustrou a torcida local ao abandonar a competição. Kevin Evans, que corria ao lado de David George, teve problemas no freio de sua bike, sofreu um grave acidente e quebrou a clavícula. Já a vitória na primeira etapa ficou com o suíço Christoph Sauser e o sul-africano Burry Stander, que fizeram o tempo de 3h52min13.